Sigla: | MESIC |
Grau: | Mestrado |
Início de Funcionamento: | 2009/10 |
Coordenador: | Perpétua Maria dos Santos Silva |
Subcoordenador: | Luísa Maria da Silva Delgado |
Proporcionar uma formação superior adequada que pretende conferir especialização no desempenho de funções educativas de carácter não formal, junto de populações de diferentes níveis etários que necessitem de um acompanhamento social específico. Neste sentido prevê-se que o educador social seja capaz de dominar aprofundadamente quadros teóricos fundamentando propostas de intervenção; identificar estratégias e recursos que possibilitem a sua operacionalização, assim como modelos de avaliação; e analisar criticamente, problematizando teoricamente os resultados da intervenção.
Capacidade de integração de um corpo de conhecimentos teóricos especificamente vocacionado para a análise da realidade social nas vertentes de intervenção comunitária. Ter capacidade de conjugar esses níveis de formação teórica com as questões praxiológicas inerentes à intervenção sócio-educativa principalmente junto das populações mais carenciadas. Ser capaz de implementar diversos modelos sócio-educativos adequados às cada vez mais complexas situações vividas nos contextos urbanos e péri urbanos: Desenvolver o conjunto de procedimentos adequados à elaboração de projetos de intervenção sócio-educativa, desde a fase de ante-projeto até aos processos de auto e hetero avaliação.
Construir com os formandos instrumentos de análise teórica vocacionados para a análise dos fenómenos sociais. Trabalhar com os formandos em torno das principais linhas orientadoras de intervenção social no âmbito dos mais diversificados contextos de intervenção. Implicar os formandos na problematização crítica da informação teórica disponível face aos problemas concretos das sociedades contemporâneas. Trabalhar com as necessidades específicas da população para a produção de respostas adequadas.
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