• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > M1PHG021

Investigação na Prática de Ensino Supervisionada I

Código: M1PHG021    Sigla: IPESI
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1PHG 8 Despacho nº 6564/2016 2 24 54

Horas Efetivamente Lecionadas

M2PHG

Ensino Teórico-Prático: 21,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 1,90

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,90
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues   0,20
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,00
Cristina Maria Junceiro Novo   0,65
Maria Madalena T. V. L. D. Ferreira e Teixeira   0,40
Neusa Cristina Vicente Branco   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Maria Madalena T. V. L. D. Ferreira e Teixeira Responsável
Ana Patrícia Antunes Fanha Rodrigues Responsável
Maria Joao Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisonada.

2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação.
3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade de investigação em educação.

Conteúdos programáticos

1. Temas de investigação em Educação.

2. Metodologias de investigação na prática de ensino.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC tem como objetivo apoiar os estudantes no desenvolvimento do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1.º semestre desde o início de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem pesquisa ao longo da vida de professor.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Seminários temáticos sobre temas e metodologias de investigação em educação, promovidos pelo docente responsável pela UC e eventuais especialistas convidados, bem como pelos restantes membros da equipa docente.

Participação nos seminários e realização das atividades propostas - 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia utilizada é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam: i) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Azevedo, M. (1994). Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: DEFCUL.


Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4.ª ed.). Lisboa: Edições 70.

Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.

Gay, L. R., Mills, G. E. & Alarsian, P. (2006). Educational research: competencies for analysis and applications (8.ª ed.). Upper Saddle River: Pearson.

Latore, A. (2003). La investigatión-acción. Barcelona: Graó, de IRIF, Sl.

Yin, R. K. (2003). Case study research: design and methods (3.ªed.) Newbury Park, CA: Sage Publications.