- Análise crítica, diagnosticando problemas, necessidades, recursos e oportunidades de intervenção educativa e de formação contínua no contexto da organização escolar;
- Intervenção, concebendo, dinamizando, coordenando e avaliando projetos, programas, atividades e recursos no domínio do desenvolvimento curricular; bem como participando em equipas multidisciplinares e colaborando com outros profissionais e investigadores em projetos, organizações e redes; e no processo de identificação, organização e sistematização de dados empíricos, qualitativos e quantitativos, destinados à fundamentação de projetos de inovação educativa e à produção de estudos, relatórios e pareceres para avaliar projetos de melhoria da intervenção educativa;
- Formação, supervisão e avaliação, apoiando e supervisionando a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares, programas de apoio educativo e programas de formação contínua em ciências e matemática;
- Consultoria, assessorando os órgãos de direção de coordenação pedagógica das escolas no planeamento e organização de projetos e atividades de inovação curricular, nomeadamente propondo a reformulação dos seus projetos educativos; e os centros de formação no planeamento e na organização de projetos e ações de formação contínua no domínio do desenvolvimento curricular.