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Formação Especializada em Inovação Educacional em Ciências e Matemática

Sigla: FEIECM
Grau: Especialização
Início de Funcionamento: 2016/17
Coordenador: Marisa Correia
: Subcoordenadora: Raquel Filipa Marques dos Santos
Imagem da aplicação SIGARRA

- Área Científica: Formação Geral em Ciências da Educação; Formulação Específica na Área de especialização; Trabalho de projeto.
- Diário da República, 2.ª série - N.º 160 - 22 de agosto de 2016

Folheto do curso

O Curso de Formação Especializada aguarda acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).




  • O curso tem como objetivo qualificar educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos para o exercício das funções de coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e apoio nas áreas curriculares das Ciências e da Matemática.

  • - Análise crítica, diagnosticando problemas, necessidades, recursos e oportunidades de intervenção educativa e de formação contínua no contexto da organização escolar;
    - Intervenção, concebendo, dinamizando, coordenando e avaliando projetos, programas, atividades e recursos no domínio do desenvolvimento curricular; bem como participando em equipas multidisciplinares e colaborando com outros profissionais e investigadores em projetos, organizações e redes; e no processo de identificação, organização e sistematização de dados empíricos, qualitativos e quantitativos, destinados à fundamentação de projetos de inovação educativa e à produção de estudos, relatórios e pareceres para avaliar projetos de melhoria da intervenção educativa;
    - Formação, supervisão e avaliação, apoiando e supervisionando a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares, programas de apoio educativo e programas de formação contínua em ciências e matemática;
    - Consultoria, assessorando os órgãos de direção de coordenação pedagógica das escolas no planeamento e organização de projetos e atividades de inovação curricular, nomeadamente propondo a reformulação dos seus projetos educativos; e os centros de formação no planeamento e na organização de projetos e ações de formação contínua no domínio do desenvolvimento curricular.

  • O formato é blended learning, com cerca de 25% de sessões realizadas a distância. As sessões presenciais funcionarão em regime pós-laboral.


  • Condições de acesso:
    Educadores de Infância (grupo 100) e Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (grupos 110 e 230) profissionalizados que à data de admissão do curso possuam pelo menos 5 anos de serviço docente, devidamente comprovados (alínea c) do n.º 1 do art.º 5º e n.º 2 do art.º 4º do DL 95/97).

    Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital de abertura de candidaturas referente à edição a que se candidata.

    Apoio a Pós-graduações e Mestrados
    Telefone: +351 243 309 180 (extensão 04200)
    Fax: +351 243 309 187/ +351 243 309 189
    email: pgm@ese.ipsantarem.pt

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