• EN
Você está em: Início > Cursos > Licenciaturas > LESO1

Educação Social

Sigla: LESO1
Grau: Licenciatura
Início de Funcionamento: 2007/08
Coordenador: Leonor Teixeira
:
Imagem da aplicação SIGARRA

Características do Estabelecimento/Curso
Código de acesso: 3142/9084
Grau: Licenciatura - 1º ciclo
Área científica predominante: Ciências da Educação
Duração: 6 Semestres
ECTS: 180

Folheto do Curso

Diário da República, 2.ª série - N.º 247 - 21 de dezembro de 2012
Diário da República, 2.ª série n.º 206 26 de outubro de 2016

O Ciclo de Estudos em Educação Social foi recentemente acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

O plano de estudos 2007 funciona apenas para o 3º ano em 2017/2018.
O plano de estudos 2016 funciona apenas para o 1º e 2º ano em 2017/2018. A matrícula nas unidades curriculares optativas está condicionada ao número de vagas.
  • Este Curso pretende qualificar futuros educadores sociais enquanto técnicos de intervenção sócio educativa que desenvolvem acção com uma diversidade de públicos no sentido da melhoria da qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, nomeadamente através de um acompanhamento da socialização e integração em variados contextos sócio educativos. Embora intervindo muitas vezes em contextos de exclusão ou risco social, o educador social actua a jusante e a montante, em espaços institucionais muito diferenciados, desenvolvendo uma acção educativa que se distingue pelo pendor não formal e que privilegia a possibilidade de envolver a motivação e a participação dos sujeitos alvo.
    Pretende-se por isso formar educadores sociais capazes de mobilizar respostas multifacetadas, integrar redes de parceria de intervenção e dinamizar actividades sócio educativas, culturais, recreativas, pedagógicas, ocupacionais. Este carácter polivalente da sua formação permite-lhes não só encabeçar a planificação e execução de projectos de intervenção, mas também a proximidade com as pessoas nos seus contextos quotidianos de vida.

  • Constituem potenciais locais de trabalho diferentes tipos de instituições/organizações, no campo da intervenção sócio educativa - nomeadamente serviços dependentes de órgãos ministeriais, redes de instituições de solidariedade social, autarquias, misericórdias, organizações não-governamentais: instituições de reinserção social; instituições de acolhimento de crianças e jovens; centros de ocupação de tempos livres; lares e centros de dia para idosos; instituições com intervenção no âmbito da toxicodependência; centros de saúde; associações de apoio a crianças com deficiência mental; associações de desenvolvimento local, projetos em escolas e associações de pais, etc. Destacam-se assim como saídas profissionais áreas como: a prevenção e reinserção social de comportamentos de risco, o trabalho social com crianças e jovens, a intervenção em contexto escolar ou de ocupação de tempos livres; a promoção da formação e reinserção social de adultos; a integração social do idoso e a promoção do envelhecimento ativo; a integração social da pessoa com deficiência ou doença mental; a educação ambiental; o combate à exclusão social.


  • Características do Estabelecimento/Curso
    Concurso: Nacional de Acesso ao Ensino Superior
    Informação do curso na DGES

    Pré-requisitos: Não tem


    Nota: Para efeitos de candidatura ao Ensino Superior, a leitura desta informação não dispensa a consulta de toda a informação legal disponibilizada pela DGES (Direção Geral do Ensino Superior)


Diplomas

  • Educação Social

Planos de Estudo