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Educação Pré-Escolar

Sigla: MEPRE
Grau: Mestrado
Início de Funcionamento: 2015/16
Coordenador: Helena Maria Ferreira Moreno Luís
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Imagem da aplicação SIGARRA
Área científica predominante: Formação de Educadores e Professores
Diário da República, 2.ª série - N.º 186 - 23 de setembro de 2015


CURSO ACREDITADO (19-05-2015) pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino superior (A3ES)
Registado na Direção-Geral do Ensino Superior em 16-07-2015 com o nº R/A-Cr 105/2015
  • a) Adquirir competências de organização do trabalho em contexto educativo e de conceção, implementação e avaliação de projetos para a promoção do desenvolvimento/aprendizagens nos alunos;
    b) Implementar estratégias diferenciadas;
    c) Promover a autonomia das crianças e a sua plena inclusão na sociedade;
    d) Desenvolver uma atitude reflexiva sobre as suas práticas, apoiada na experiência e na investigação;
    e) Utilizar métodos e técnicas de recolha e análise de dados, e de conceção de projetos de investigação/intervenção orientadas para a sua área de especialização;
    f) Construir conhecimento pedagógico, articulando uma ótica de investigação e de profissionalização;
    g) Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

  • Com este mestrado pretende-se proporcionar uma base sólida de conhecimentos e competências que permitam:
    i. qualificar profissionalmente para o desempenho docente na Educação de Infância;
    ii. proporcionar o desenvolvimento de um perfil de formação adequado ao exercício desta atividade profissional, assente em competências de análise crítica e capacidade de investigação, intervenção e aprendizagem ao longo da vida.

  • As aulas funcionarão predominantemente em regime diumo. Os estágios funcionarão em regime diurno.

  • Lista provisória de candidatos admitidos - 2ª Fase
    Lista definitiva de candidatos admitidos - 1ª Fase


    Candidaturas 2.ª fase: 10 de agosto a 15 de setembro | Consultar o Edital de abertura

    Vagas para a 2ª Fase: 15

    Condições especificas de ingresso no ciclo de estudos, conforme previsto no Decreto-lei nº 79/2014, de 14 de maio:

    a) Titulares de Licenciatura em Educação Básica;
    b) Aprovação em prova de língua portuguesa para acesso aos mestrados conferentes de habilitação para a docência.

    Formalização da candidatura
    A candidatura deve ser instruída com os seguintes documentos:

    a) Requerimento próprio ("Candidatura a formação pós-graduada");
    b) Europass Curriculum Vitae, datado e assinado;
    c) Certificado de conclusão do 1.º ciclo de estudos* (com data de conclusão do curso, grau atribuído e classificação final);
    d) Comprovativo de aprovação de prova de língua portuguesa, segundo os termos do ponto 1 do Art.º 17.º do Decreto-Lei 79/2014 e respetiva classificação. (Serão consideradas provas realizadas noutras instituições para o mesmo fim, desde que o/a candidato/a tenha obtido aproveitamento. Caso estas provas tenham apenas a classificação "Aprovado/a", sem uma nota numericamente expressa, esta classificação será convertida em 10 valores).

    *A formação realizada nas Escolas do IPSantarém não carece de apresentação da documentação certificada, com exceção do diploma.

    Nota: a presente informação não dispensa a consulta do edital de abertura de candidaturas 2020/2021.


    Apoio a Pós-graduações e Mestrados
    Telefone: +351 243 309 180 (extensão 04200)
    Correio Electrónico: pgm@ese.ipsantarem.pt

  • Este mestrado confere habilitação profissional como educador/a em creche e jardim de infância (grupo 100), nos termos do Decreto-Lei nº 79/2014..




































Diplomas

  • Educação Pré-Escolar

Áreas Científicas

  • Área de Docência
  • Área Educacional Geral
  • Didáticas Específicas
  • Prática de Ensino Supervisionada

Planos de Estudo