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Expressões Artísticas Integradas na Educação Pré-Escolar e 1º CEB

Sigla: PGEAI
Grau: Pós-graduação
Início de Funcionamento: 2017/18
Coordenador: Ana Togtema
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Imagem da aplicação SIGARRA
Área científica: Educação/Organização e Desenvolvimento Curricular.
Número de créditos - 60 (segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessários para a conclusão do curso)
Duração normal do curso - 2 semestres
Constitui formação especializada para docentes profissionalizados com mais de 5 anos de docência.

- Diário da República, 2.ª série - N.º 172 - 6 de setembro de 2017

Este curso resultou da experiência de parcerias estabelecidas no âmbito do projeto educARTE (Abrantes) e do PEEA (Programa de Educação Estética e Artística-ME-DGE) e contou com a colaboração de formadores de ambos.

  • 1.O objetivo central de construir conhecimento, práticas e materiais curriculares para a integração curricular da Educação Artística leva-nos a considerar essencial a apropriação de:
    - conhecimentos técnicos, teóricos e práticos nos domínios da Música, da Dança, do Teatro e das Artes Visuais, enquanto formas específicas de conhecimento;
    - conhecimentos relacionados com a transposição didática desses saberes, focada na garantia da sua apropriação;

    2.Potenciar o carater formativo das situações de trabalho vivenciadas e trazidas à formação pelos formandos, promovendo a construção do conhecimento profissional numa lógica de investigação-reflexão-ação centradas na prática;

    3.Promover a aprendizagem experiencial da construção curricular colaborativa, contribuindo para sua incorporação nas práticas individuais e organizacionais quotidianas;



    Os produtos de cada unidade curricular, bem como a sua avaliação, serão perspetivados numa lógica de construção articulada e gradual do projeto global que será objeto de avaliação final, no âmbito da UC de Seminário de Projeto / Oficina de Projeto.

  • Os conhecimentos identificados nos objetivos traduzem-se e operacionalizam-se na apropriação de:
    A. Competências de análise crítica: - posicionar-se analiticamente face a diversos paradigmas e modelos de EEA; - desenvolver a sua ação de modo coerente com essa análise, bem como de modo situado, ajustado, face às situações reais; - fundamentar os processos de tomada de decisão em procedimentos reflexivos e de investigação.
    B. Competências de intervenção no campo de especialização (Integração curricular das Expressões Artísticas): - construir e dinamizar projetos curriculares na área curricular EEA;
    - mobilizar conhecimentos específicos, assim como instrumentos e técnicas de observação, intervenção, e avaliação, visando o planeamento e desenvolvimento do ensino na área curricular EEA e a melhoria global da intervenção educativa;
    - promover e saber gerir dinâmicas de comunicação e interação intra- e inter-departamental e um clima de relações interpessoais adequadas;
    C. Competências de avaliação, trabalho em equipa, co-reflexão e consultadoria: - assumir e promover práticas de avaliação reguladora, reflexiva e de trabalho colaborativo, no âmbito do desenvolvimento das suas funções;
    - disponibilizar-se para colaborar na assessoria e apoio à formação contínua e à supervisão de outros profissionais de educação ligados à EEA e/ou que desejem integrar a EEA em outros projetos curriculares específicos;

  • Regime presencial e em horário pós laboral.
    O curso decorrerá entre outubro e junho. [30 semanas X 5h/semana] + [3 residências de 3 dias cada, em períodos de pausa letiva - Natal, Páscoa e final do ano]. Os horários serão definidos em articulação com os formandos.


  • Os estudantes podem optar pelo pagamento da propina em até 10 prestações mensais de 110 Euros (com início no ato da matrícula/inscrição).

    Condições de acesso:
    Possuir habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar, no ensino básico ou no ensino secundário. Podem candidatar-se também licenciados de outras áreas de formação que, preferencialmente exerçam funções na área de formação do curso, por exemplo, psicólogos, animadores socioculturais, educadores sociais.

    Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital de abertura de candidaturas referente à edição a que se candidata.

    Apoio a Pós-graduações e Mestrados
    Telefone: +351 243 309 180 (extensão 04200)
    Fax: +351 243 309 187/ +351 243 309 189
    Correio Electrónico: pgm@ese.ipsantarem.pt

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