• EN
Você está em: Início > Cursos > Curso Técnico Superior Profissionals > TASAG

Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia

Sigla: TASAG
Grau: Curso Técnico Superior Profissional
Início de Funcionamento: 2015/16
Coordenador: Luis Vidigal
:


  • Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo actividades de animação (de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo), junto de públicos-alvo de idosos, tendo em vista a valorização e integração social, promovendo o seu envelhecimento ativo.

  • - Diagnosticar e analisar, em equipa técnica muldisciplinar, áreas de intervenção relativas aos idosos e seu meio envolvente.
    - Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sociocomunitária.
    - Planear, implementar e avaliar actividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico, recreativo e intergeracionais, em contexto institucional, na comunidade ou no domicílio, tendo em conta o contexto e as necessidades dos idosos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida, de inserção e interacção social.
    - Promover a integração grupal e social, envolver e fomentar a participação das famílias nas actividades desenvolvidas.
    - Fomentar a interacção entre os vários atores sociais da comunidade, articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo de idosos se insere.
    - Acompanhar as alterações que se verifiquem e que afetem o bem-estar dos idosos.
    - Elaborar relatórios de actividades.
    - Participar na definição de políticas de animação sociocultural, com populações idosas, à escala comunitária.
    - Colaborar na recuperação e difusão dos saberes locais e tradicionais e na promoção da capacidade de uso dos recursos endógenos da população-alvo e da comunidade.

  • Potenciais empregadores:
    Estabelecimentos ou serviços de apoio social e educativo, públicos ou privados, como creches, jardins de infância, escolas do ensino básico e secundário, ATL's, ludotecas, associações recreativas e culturais, centros de acolhimento e serviço de amas, entre outros.

  • Mais informação aqui!

Diplomas

  • Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia

Planos de Estudo