• EN
Você está em: Início > Cursos > Cursos Técnicos Superiores Profissionais > TPAPI

Proteção e Apoio à Pessoa Idosa

Sigla: TPAPI
Departamento: Ciências Sociais
Grau: Técnico Superior Profissional
Início de Funcionamento: 2020/21
Coordenador: Luísa Maria da Silva Delgado
Coordenador: Maria Celeste Gomes Aguiar Eloy Godinho Nogueira
:
Imagem da aplicação SIGARRA
- Diário da República, 2.ª série -  N.º 125 de 30 de junho de 2020
  • O Curso TeSP de Proteção e Apoio à Pessoa Idosa, desenvolvido em parceria pela Escola Superior de Educação e pela Escola Superior de Saúde de Santarém, visa promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam aos seus diplomados colaborar de forma autónoma e ou sob supervisão, na promoção da satisfação das necessidades da pessoa idosa em contextos sociais e de saúde diversos, visando o seu bem-estar e a qualidade de vida, numa perspetiva de envelhecimento ativo e saudável. Prepara-os ainda para interagir com a pessoa idosa e família, promovendo a sua autonomia e a inclusão social, recorrendo a diversas habilidades técnicas, no domínio da saúde e do apoio social.

  • - Identificar, executar e avaliar sob supervisão atividades promotoras da satisfação das necessidades da pessoa idosa numa perspetiva de envelhecimento ativo e saudável.
    - Colaborar na identificação e monitorização de sinais de alterações na satisfação das necessidades fisiológicas, de segurança e sociais da pessoa idosa.
    - Gerir a participação da família e/ou conviventes significativos na satisfação das necessidades da pessoa idosa.
    - Promover o desenvolvimento de atividades visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à pessoa idosa, numa diversidade de contextos de vida.

  • Este curso possibilita a integração qualificada no mercado de trabalho, em Instituições públicas e privadas (cuidados de saúde e de apoio social à pessoa idosa), designadamente em:
    - Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde;
    - Instituições Particulares de solidariedade Social;
    - Centros de Dia e Lares;
    - Residências Seniores de natureza variada;
    - Empresas de Cuidados no Domicílio.


  • Mais informação IPSantarém

Diplomas

  • Proteção e Apoio à Pessoa Idosa

Planos de Estudo