• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LDMT06

Organização Empresarial

Código: LDMT06    Sigla: OE

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LDMT 11 Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LDMT1

Ensino Teórico-Prático: 40,50
Atendimento a alunos: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Atendimento a alunos: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Sonia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas   3,00
Atendimento a alunos Totais 1 3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Maria Teresa de Almeida Maia e Carmo Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

C 1.- Capacidade para procurar, analisar e sintetizar informação que permita a realização de trabalhos de caráter administrativo em diferentes contextos laborais.¿C 2.- Capacidade para expor e defender, oralmente e/ou por escrito, assuntos relacionados com os trabalhos desenvolvidos. 
C 3.- Capacidade para realizar uma aprendizagem contínua, autodirigida e autónoma, que permita o desenvolvimento das competências de aprendizagem necessárias para a concretização de novas tarefas com um maior grau de autonomia. 
C 4.- Capacidade para utilizar, de forma adequada, as TIC em diversas áreas de desempenho profissional.¿C 10.- Capacidade para o seguimento e estabelecimento de sequências de trabalho nas tarefas relacionadas com gestão e administração. 

Conteúdos programáticos

TEMA 1. ORGANIZAÇÃO E RENDIMENTO LABORAL 
1.1.Análise da organização pessoal. 1.2. Organização pessoal em contextos universitários e laborais 1.2.1. Utilização correta da agenda 1.2.2. Organização correta de material, arquivos e documentos 
1.3.Organização em contextos laborais
1.3.1. Aprendizagem e utilização de conceitos relacionados com a organização pessoal e laboral: planificação, programação, eficiência, eficácia. 
1.3.2. Aprendizagem sobre a utilização de ferramentas com o objetivo de obter uma maior eficácia no trabalho.
TEMA 2. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA 
2.1. Investigação e reflexão sobre o conceito de empresário, empresa e diferentes tipos de empresas. 2.2. Organização empresarial. Organograma. 
A. Princípios e formas de organização 
B. Organogramas. 2.3. Conceito de departamento e dos diferentes tipos de departamento. 2.4. Funções desempenhadas pelo staff da empresa 
TEMA 3: O ARQUIVO EMPRESARIAL. ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL. 
3.1. Arquivo nas empresas 3.2.Tipos de arquivo. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação contínua: 85 %
Exame final: 15%
Total: 100%