• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LDMT10

Desenvolvimento Emocional I

Código: LDMT10    Sigla: DE I

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LDMT 11 Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LDMT1

Ensino Teórico-Prático: 42,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Responsável
Maria Teresa Casanova Araujo e Sa Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

COMPETÊNCIAS
Capacidade para desenvolver aprendizagem contínua, autodirigida e autónoma, que permita desenvolver capacidades de aprendizagem necessárias para assumir novas tarefas com maior grau de autonomia
Capacidade para regular o próprio comportamento em diferentes situações de trabalho
Capacidade para desenvolver diferentes atividades profissionais de acor- do com princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais
Capacidade para adquirir e manifestar capacidades emocionais e sociais necessárias para se relacionar com sucesso e poder trabalhar adequadamente em equipas multiprofissionais
Capacidade para adquirir hábitos vida saudável e compromissos relacionados com o cuidado do meio ambiente em diferentes contextos










Conteúdos programáticos

TEMA 1: EMOÇÕES E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Conceito de emoção.
Utilidade das emoções
Conceito de inteligência emocional
TEMA 2: DESENVOLVIMENTO DA INTROSPECÇÃO
Olhando para dentro
Identificar emoções
Como nos sentimos "aqui e agora"?
Como é que as emoções nos falam?
TEMA 3: A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES
A linguagem das emoções
A intensidade das emoções
Linguagem não verbal
Linguagem verbal
TEMA 4: PENSAMENTO, EMOÇÃO E CONDUTA
Pensamento, emoção, comportamento, amigos ou inimigos?
Emoções e o corpo
Primeiro a emoção, depois o pensamento
TEMA 5: TIPOS DE EMOÇÃO
Identificação das emoções em situações sociais
Emoções que temos que manifestar
Autocontrole

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Identificação de emoções, em diferentes situações e momentos, através da análise de experiências pessoais, leituras de narrações, role playing e visualização de curtas-metragens e filmes. (C3, C5, C9)
Participação em sessões para identificar emoções com os alunos. (C3, C5, C9)
Aquisição do hábito de introspeção através da escrita diária de um "diário emocional", que reflete as emoções sentidas ao realizar, durante o dia, as diferentes atividades. (C6, C9)
Participação em debates sobre aprendizagem emocional. (C3, C5, C9)


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação contínua: 100 %
Total: 100%


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

GOLEMAN, Daniel (2000). ¿ Trabalhar com Inteligência Emocional. ¿ 3ª ed. Lisboa: Temas e Debates. 


GOLEMAN, Daniel (2003). ¿ Inteligência Emocional ¿ 12ª ed. Lisboa: Temas e Debates.