• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LDMT11

Desenvolvimento de Competências Motoras I

Código: LDMT11    Sigla: DCM I

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LDMT 11 Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LDMT1

Ensino Teórico-Prático: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Manuel da Silva Nunes Freire Gameiro   1,50
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel da Silva Nunes Freire Gameiro Responsável
Manuel da Silva Nunes Freire Gameiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade para realizar uma aprendizagem contínua, autodirigida e autónoma, que permita o desenvolvimento das competências de aprendizagem necessárias para a concretização de novas tarefas com um maior grau de autonomia
Capacidade para controlar o comportamento individual em diversas situações laborais
Capacidade para desenvolver atividades profissionais distintas conforme os princípios éticos e respeito pelos direitos fundamentais
Capacidade para estabelecer e seguir sequências de trabalho em tarefas relacionadas com áreas gestão e administração
Capacidade para adquirir hábitos relacionados com uma vida saudável e compromissos relacionados com os cuidados com o meio ambiente em diferentes contextos

Conteúdos programáticos

Bloco 1: Capacidades motoras: diagrama corporal, estruturação espacial e temporal. Destaque na lateralidade e na coordenação
Bloco 2: Atividades artísticas expressivas
Bloco 3: Atividades em ambientes próximos e no ambiente natural: orientação
Bloco 4: Iniciação desportiva: de acordo com as necessidades do grupo, através de vários desportos, para implementar as habilidades e capacidades previamente trabalhadas
Bloco 5: Atividade física e saúde: orientada por métodos de treino simples e sua funcionalidade, utilizando aplicações móveis e outras tecnologias simples de usar.
Nota: Serão realizados cinco blocos que variam e se adequam ao nível inicial dos alunos e sua progressão durante o curso. Do mesmo modo, o número de horas de cada bloco pode variar de acordo com as necessidades do grupo que será observado durante as reuniões com a equipa pedagógica e a observação do coordenador da matéria nas sessões iniciais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Perceção e compreensão das partes distintas do corpo humano e respetivas ações. (C5 e C9)
Participação em contextos práticos, nomeadamente em atividades desportivas, com a possibilidade de serem ajustadas
Participação em atividades físicas e desportivas. (C3, C5, C6, C9)
Conhecimento e adaptação de diferentes métodos e sistemas de treino, rela- cionados com atividades físicas e desportivas ajustáveis às suas características pessoais e de saúde. (C3, C5, C11)
Participação e envolvimento integral nas atividades físicas e desportivas do programa, melhorando os seus comportamentos de qualidade de vida a partir do respeito por si próprio, pelos colegas e pelo meio ambiente (C3, C5, C6, C9 e C11)
Participação em conferências e seminários relacionados com o cuidado do cor- po e mente, envolvendo debates (C3, C5, C6, C9 e C11)

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação contínua: 100 %
Exame final: 0 %
Total: 100%