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Gestão de Informação e Tratamento de Dados

Código: LDMT16    Sigla: GITD

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LDMT 11 Literacia Digital para o Mercado de Trabalho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LDMT1

Ensino Teórico-Prático: 34,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   1,50
Jose Mauricio Dias   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Ana Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

C1 - pesquisar, analisar e sintetizar informações que permitam o trabalho administrativo em diferentes ambientes;
C2 - apresentar e defender, oralmente e / ou por escrito, questões relacionadas com o seu trabalho;
C3 - usar adequadamente as TIC em diferentes áreas da atividade profissional;
C4 - seguir e estabelecer sequências de trabalho em tarefas relacionadas com a gestão e a administração.

Conteúdos programáticos

1. As organizações e a necessidade da gestão da informação
1.1. Necessidade de informação
1.2. O conceito de sistemas de informação para a compreensão das organizações
1.3. O uso correto dos dados e a sua confidencialidade.

2. Características de sistemas de informação
2.1.Sistemas de informação e as organizações
2.2.Os sistemas de informação nas organizações
2.3.A análise de sistemas
2.4.O ciclo de desenvolvimento de um sistema
2.5.Representação de sistemas de informação

3.Implementação de um sistema de informação
3.1.Introdução ao Software
3.2.Comunicações e armazenamento de dados
3.3.Recursos humanos e formação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes adquirirem os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de forma autónoma de sistemas de informação adequados a situações profissionais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de avaliação adotada na unidade curricular resultou do Relatório-síntese de trabalho de consultoria: Desenho de uma matriz de avaliação da formação em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (2018-2020), desenvolvido pelo Gabinete de Intervenção Psicológica e Educação (GIPE) e equipa de docentes diretamente envolvidos na formação em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho. Esta metodologia de avaliação deve, preferencialmente, incluir três aspetos complementares: avaliação psicológica; avaliação pedagógico-curricular; avaliação do impacto organizacional. Visto que se trata de uma avaliação processual, é importante que a recolha de dados seja dinâmica e aberta a vários instrumentos, contemplando registos narrativos e baseados em tecnologias de informação e comunicação (por exemplo, incluir apresentações digitais desenvolvidas pelos estudantes; registos de observação ao utilizar determinadas aplicações digitais; registos fotográficos e de vídeo; etc.)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Inicialmente são lecionados conceitos de bases de dados e modelação da informação.
Sendo uma unidade curricular de caráter prático, privilegia-se a experimentação para a concretização dos objetivos, colocando ênfase no desenvolvimento de um sistema de informação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Azul, Artur Augusto. Aplicações Informáticas. Porto Editora; 2001
Carvalho Vidal de, Ana Azevedo e António Abreu; Bases de Dados com Microsoft Access 2007, Centro Atlântico, 2007
Pereira, José Luís. Tecnologia de Bases de Dados. FCA Editora; 2006
Zorrinho, C. Gestão da Informação, condição para vencer, IAPMEI; 1995