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Design de Comunicação

Código: LPME10    Sigla: DC
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 16 Despacho n.º 7637/2018 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

PME1

Teórica-Práticas: 0,00

Docência - Horas

Teórica-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórica-Práticas Totais 1 4,80
Patrícia Cativo Viegas   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Cativo Viegas Responsável
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Maria Teresa de Almeida Maia e Carmo Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 ¿ Compreender a importância do Design como interface, suas referências contextuais e culturais, numa lógica global de comunicação
OA2 - Desenvolver competências técnicas (ferramentas) para a execução de projetos de design de comunicação, no domínio da conceção do design gráfico e editorial
OA3- Resolver problemas de comunicação com recurso a diferentes linguagens da comunicação multimedia
OA4- Saber aplicar a metodologia projetual no desenvolvimento de projetos de produção multimédia, ampliando capacidades conceptuais, técnicas, estéticas, funcionais e criativas na produção e desenvolvimento de projetos autónomos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução
Teoria e história do Design, exemplos, investigação, técnicas e metodologias de desenvolvimento de projectos.

2. Ferramentas Adobe
Composição de Imagem: Photoshop
Desenho Vetorial: Illustrator
Paginação: InDesign
Produção Gráfica: Acrobat Professional

3. Fundamentos da composição
Noções básicas de composição, forma e espaço, princípios básicos de criação de Layout, estilos de layout, dimensões e formatos, tipos, fotografias, ilustrações e infografias.

4. Tipografia
Introdução á história da Tipografia, a anatomia dos tipos, espaço e legibilidade, a hierarquia dos tipos, regras tipográficas, caixas e ornamentos, texto e imagem.

5. Projecto
Desenvolvimento de propostas de trabalho através de Briefings nas seguintes áreas: Design Corporativo (Fundamentos de Branding, Logótipo, Estacionário e Manual de Normas.) Publicidade (Fundamentos Comunicação Publicitária. Cartaz, folheto, flyer.) Design Editorial (Fundamentos de Paginação. Publicações, Jornais, Revistas, etc.)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aprendizagem através de exemplos, do enquadramento histórico, do panorama nacional/internacional, da composição de imagem, permite o desenvolver e adquirir competências culturais, fomentando a criatividade e inovação. (ponto 1. e 3. permitem atingir o OA1) A aprendizagem e utilização de ferramentas operacionais, a conceção do método projetual do design assente na resolução de problemas, permite o questionamento e a procura de soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (ponto 2., 3.  e 4. permitem atingir os OA2 e o OA3 )  A aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de projetos práticos permitem aprofundar todos os conteúdos programáticos permitindo concretizar os objetivos propostos. (ponto 5. permite atingir o OA4) 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino concebe-se numa abordagem de investigação e apresentação de exemplos, na aquisição de conceitos e experimentação/ aplicação do conhecimento, assente em duas vertentes principais:
1. Realização de registos teóricos e abordagem crítica a diferentes temáticas apresentadas pelo programa;
2. Realização de exercícios práticos de carácter experimental, relativos aos conteúdos programáticos apresentados e desenvolvimento de projetos na área do design de comunicação.
A avaliação contínua desenvolver-se-á segundo três componentes:
¿ Avaliação de frequência que se desdobrará ao longo das sessões de trabalho e resultará do empenho do aluno no trabalho individual e na colaboração com o grupo; (20%)
¿ Projeto teórico-prático com a finalidade de aferir a aquisição das competências fundamentais e compreensão dos conceitos; (30%)
¿ Conceção e apresentação de projetos na área do design de comunicação. (50%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos de comunicação visual e desenvolvimento de exercícios/projetos práticos. (OA1)
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. (OA2 )
A metodologia de projeto em Design assenta no desenvolvimento da capacidade de conceptualização, de pesquisa, de demonstração metodológica, de criatividade e de rigor na execução e apresentação dos projectos. (OA3)
A aplicação prática realizando propostas específicas, fomenta o conhecimento, a investigação, e permite o desenvolvimento técnico com a aplicação de ferramentas, que confirma a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados. Os projectos práticos reúnem os conhecimentos e competências adquiridas na disciplina, de acordo com os objetivos desenhados. (OA4)
Esta UC articula-se com a de «Expressão e Comunicação Visual», nomeadamente na aquisição de conhecimentos acerca da História e Teoria da Imagem que contribuem para o alcance do OA1, e serve de base importante a ser desenvolvida e aprofundada nas UC do ano seguinte, no quarto semestre, «Autoria Multimedia» e «Design Multimedia»

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baines, Phil/ Haslam, Andrew (2002) Type and Typography . Lawrence King.
Cardoso, Rafael (2012), Design para um mundo complexo. Cosac Naify
Margolin, V., & Buchanan, R. (Eds.) (1995). The idea of design: A Design Issues reader. MIT Press.
Meggs, Philip B. (2009)  História do Design Gráfico. Ed. Cosac Naify.
Lawson, Bryan (2006), How Designers Think, Architectural Press
Lupton, Ellen (2013), Intuição, Ação, Criação - Graphic Design Thinking, G. Gili
Twemlow. Alice, (2006). Para que serve o Design Gráfico?. Editorial Gustavo Gili.
Potter, N. (2006), What is a Designer. Hyphen Press.