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Educação para os Media

Código: MRDE003    Sigla: EM
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 19 Despacho n.º 6237/2018 6 36 162

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Ensino Teórico-Prático: 35,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,40
Inês Teixeira de Sousa Messias   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Teresa de Almeida Maia e Carmo Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Respondendo aos objetivos O2, O3 e O7 do Ciclo de Estudos, esta UC tem como objetivo geral analisar criticamente o discurso dos media, refletir sobre o seu papel no fenómeno educativo e sensibilizar para a importância da literacia mediática num mundo globalizado, a fim de construir competências de desenvolvimento de projetos no domínio da educação para e com os media. 

No final da UC, os aprendentes deverão ser capazes de: OA1 Compreender o impacto social e educativo dos media OA2 Analisar criticamente os discursos mediáticos OA3 Reconhecer a importância da literacia mediática na afirmação de uma cidadania participativa OA4 Conhecer as orientações nacionais e internacionais, principais conceitos e estratégias da educação para os media OA5 Conceber e promover propostas de intervenção neste domínio.

Conteúdos programáticos

C1. Media e Sociedade. Comunicação e educação num mundo globalizado. O ecossistema mediático. 
C2. O conceito de Literacia. As diferentes literacias. Especificidade e relevância da Literacia Mediática. 
C3. Principais conceitos, fundamentos, orientações nacionais e internacionais na Educação para os Media. 
C4. Estratégias e atividades em educação para os media. 
C5. Educar para e com os media em diferentes contextos educativos e formativos: desenho e implementação de um projeto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os C1 e C2 promovem o alcance dos OA1 e OA2. É quando os aprendentes se inteiram do quadro do ecossistema mediático contemporâneo e das suas implicações no fenómeno educativo que se preparam para compreender a importância da literacia mediática e sua especificidade entre as várias literacias (O3).Conhecer as principais perspetivas, conceitos, temas chave e estratégias plasmadas nos referenciais mais atuais deste domínio (O4, C3) é crítico para saber selecionar, avaliar e usar os media de forma sustentada e criativa. Com conhecimentos os aprendentes estarão em condições de adquirir competências de planificação e desenvolvimento de recursos adequados a uma estratégia de Educação para e com os Media (OA5), em diferentes contextos educativos e formativos (C4), reconhecendo a importância da formação contínua e ao longo da vida. Para os educadores em particular, configuram-se como ferramenta essencial na construção de conhecimento relevante na área do Ciclo de Estudos (C5).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Tendo em conta que se pretende que os aprendentes sejam capazes de construir um recurso adequado a uma estratégia consistente de Educação para os Media, utilizam-se metodologias ativas de aprendizagem que passam pela experiência do discurso mediático, na sua dimensão analítica e produtiva (conceber e escrever de forma mediaticamente adequada). 

Assim, a metodologia utilizada inclui: 
sessões teórico-práticas com exposição-participação e análise de casos reais;
exercícios de construção de textos de acordo com as técnicas jornalísticas aplicadas à escrita para écran.
No ambiente online teremos momentos de aprendizagem independente e colaborativa, o que implicará um forte envolvimento com as plataformas em presença. 

Avaliação:

a) Avaliação Contínua: Participação interativa nas aulas e online 30%; Projeto final 70%
b) Exame: com uma parte de resposta a questões teóricas e outra de desenvolvimento de um recurso de Educação para os Media


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A experiência concreta do tecido mediático, suas características e lógicas de produção, constitui a imersão necessária para a perceção das dificuldades e desafios da Educação para os Media. Utilizando metodologias ativas de uso e análise dos media, os aprendentes adquirem competências que lhes permitem atingir os objetivos de aprendizagem da UC de forma sustentada.


Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (126h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (20h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (26h); participação interativa online (40h); realização do projeto final (40h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Tornero, J.M.P. (2007) Comunicação e Educação na Sociedade da Informação, Porto, Porto Editora. 

Gonnet, J. (2007) Educação para os Media: as controvérsias fecundas. Porto, Porto Editora. 

Pereira, S., Pinto, M., Madureira, E. J., Pombo, T. & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf  

UNESCO (2011). Media and Information Literacy. Curriculum for Teachers. Paris: UNESCO. http:// unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf Pinto, M. (coord). 

Pereira, S., Pereira, L., Ferreira, T. (2011) Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Lisboa, ERC. Disponível em http://www.erc.pt/pt/noticias/estudo-sobre-a-educacao-para-os-media-em-portugal-experiencias-actores-e-contextos

Observações (Esta área destina-se ao período transitório e de exceção de resposta à pandemia da COVID19)

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.