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Ética, Segurança e Direitos de Autoria

Código: MRDE004    Sigla: ESDA
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2650
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 19 Despacho n.º 6237/2018 4 24 108

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Ensino Teórico-Prático: 24,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 1,60

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,60
Cristina Maria Junceiro Novo   1,00
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Dina Maria Gomes Rocha Coordenação Científica
Ana Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.definir os conceitos de: ética, liberdade intelectual, privacidade, direitos de autor e normas de bom uso da informação online. 2.conhecer as questões dos direitos de autor em relação à (re) utilização da informação na Web, de forma a cumprir normas legais existentes e questões éticas.

3.classificar recursos e metodologias de aplicação de forma a cumprir os preceitos normativos, as questões de ética enquanto princípio de base na formação de todos os intervenientes no processo educativo.
4.identificar a natureza das ciberameaças e o seu impacto individual e global.
5. reconhecer as responsabilidades do individuo e o seu papel enquanto agente ativo da cibersegurança e ciberdefesa.

Conteúdos programáticos

1.Ética na Sociedade da Informação Definição de conceitos Análise dos conceitos e sua interação

2.A (re)utilização da informação Direitos de autor enquadramento legal: legislação nacional e internacional Creative Commons e a (re) utilização da informação online
3.Plágio e auto-plágio
4. Análise e resolução de situações
5. Identificação de recursos e ferramentas de deteção de plágio
6. impacto das ciberameaças
7. cibersegurança e ciberdefesa do utilizador

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenrolam-se em cinco pontos fundamentais. Em todos eles privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da ética e da utilização da informação na Web, alcançando-se assim os dois primeiros objetivos desta uc. Partindo deste conhecimento teórico, serão analisadas situações práticas no âmbito das ciberameaças, da segurança na Internet e do cibercrime. Deste modo, procuramos alcançar os restantes três objetivos desta unidade.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Interação com os alunos através de sessões presenciais, com exposição por parte do docente, fomentando no entanto a discussão e participação dos alunos, em sessões práticas; Utilização da plataforma Moodle enquanto repositório de documentação e dinamização através de fóruns de discussão ou outras atividades.

A avaliação por frequência: avaliação contínua = 40%. Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a distância, empenho do estudante no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórios de carácter formativo e de carácter sumativo. Trabalho de natureza teórico prática = 60%. Finalidade de aferir a compreensão dos conceitos. A natureza do trabalho será definido em conjunto com o grupo de estudantes e de acordo com os seus interesses e necessidades.

A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%) 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com competências na área da (re) utilização, produção e comunicação da informação, conhecendo o enquadramento legal assim como todo o contexto sobre esta temática, podendo utilizar meios, recursos e ferramentas para solucionar estas situações. Permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de análise crítica e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

GERAL:


Creative Commons.org. (2016) State of the Commons Report. Disponível: https://stateof.creativecommons.org/ 

Lopes, P., Carriço, B., Quintas, C. & Amaral, I. (2015). Direitos digitais: Uma password para o futuro ¿ 

Relatório do inquérito UAL/DECO 2014-2015. Disponível: http://hdl.handle.net/11144/1865 

Marcos, M. I. (2016) Citar e referenciar: o uso ético da informação. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/3929 

O'Keeffe, G. S. & Clarke-Pearson, K. (2011). The impact of social media on children, adolescents, and families. Pediatrics, 127(4), 800-804. 

Willard, N. (2004). Can¿t See You ¿ You Can¿t See Me How the Use of Information and Communication Technologies Can Impact Responsible Behavior. Disponível: http://www.essex.org/vertical/sites/%7B60B9D552-E088-4553-92E3-EA2E9791E5A5%7D/uploads/%7B45A3F14B-D336-4006-83EB-4FDDED8D5D0D%7D.PDF 

Willard, N. E. (2007). Cyber-safe kids, cyber-savvy teens: Helping young people learn to use the Internet safely and responsibly. Jossey-Bass.

Observações (Esta área destina-se ao período transitório e de exceção de resposta à pandemia da COVID19)

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.