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Recursos Educativos Digitais I

Código: MRDE005    Sigla: RED I
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2938
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 19 Despacho n.º 6237/2018 7 42 189

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Ensino Teórico-Prático: 41,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,80
Ana Loureiro   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Loureiro Responsável
Ana Loureiro Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os O2, O3 e O7 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o mestrando deverá:

OA1 - Reconhecer as potencialidades da Web 2.0 no ensino e aprendizagem;

OA2 - Identificar, selecionar e avaliar recursos educativos da Web 2.0;

OA3 - Usar, adaptar e reutilizar recursos educativos disponíveis na Web 2.0;

OA4 - Planear situações de aprendizagem com recursos digitais de acordo com as necessidades das

comunidades.

Conteúdos programáticos

C1 - Referenciais e competências do professor para o século XXI;

C2 - Metodologias de ensino e aprendizagem integrando a Web 2.0;

C3 - Os Recursos Educativos Digitais (RED);

C4 - Os Recursos Educativos Abertos (OER);

C5 - Web 2.0 - armazenamento, gestão e preservação de RED: repositórios e portais, metadados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos permitirão aos estudantes avaliar e produzir RED baseados na Web 2.0, de acordo com as necessidades das comunidades educativas e com os referenciais nacionais e europeus, assim como, identificar e compreender a metodologia de trabalho a adotar na gestão do currículo e do grupo de alunos com que trabalham. Serão incentivadas e desenvolvidas as competências de trabalho autónomo, de raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e resolução de problemas. As competências de comunicação, de colaboração e investigação também serão desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida. Os conteúdos C1 e C2 apresentam-se como uma introdução e contextualização da UC, sendo coerente com o objetivo OA1. Enquanto que os conteúdos C3, C4 e C5 respondem aos objetivos OA2 e OA3. Os conteúdos C2, C4 e C5 respondem diretamente ao OA4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas sessões presenciais (12h) os estudantes irão participar em seminários temáticos e irão apresentar os projetos desenvolvidos ao longo da UC. Nas sessões online (30h) irão: pesquisar, selecionar e analisar informação para aprofundamento dos temas; analisar e debater criticamente documentos sobre construção e avaliação de RED; analisar e refletir criticamente sobre os referenciais de competências digitais dos professores; explorar tecnologias digitais; construir colaborativamente RED. As sessões online poderão ser síncronas ou assíncronas. É esperado que os estudantes participem ativamente em fóruns de discussão. A avaliação contínua basear-se-á na participação e desempenho dos estudantes nas tarefas propostas (40%); realização de RED elaborados em grupo ou individualmente (50%); e uma reflexão individual sobre o contributo dos RED na inovação do ensino, na gestão curricular e práticas dos professores (10%). A avaliação por exame consistirá na realização de uma prova teórica.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC utiliza metodologias ativas de ensino e aprendizagem, nomeadamente: Pesquisa, Blended Learning, Sala de aula invertida, Aprendizagem baseada em projetos.
As metodologias de ensino estão em sintonia com os objetivos de aprendizagem da UC, uma vez que as mesmas permitirão atingir os objetivos acima descritos. Tendo em conta que esta UC privilegia um papel mais ativo por parte dos estudantes, espera-se que a M1 seja transversal a todos os objetivos. A M2 (participação nas sessões síncronas e assíncronas) ajusta-se sobretudo ao OA2 (onde se espera uma maior intervenção por parte dos estudantes face aos conteúdos apresentados). A M3 (sala de aula invertida) adequa-se aos OA1 e OA2 (objetivos que levam ao desenvolvimento do pensamento crítico e à compreensão e apreensão de conceitos). A M4 (aprendizagem baseada em projetos) vem ao encontro dos OA1, OA3 e OA4 contribuindo para o desenvolvimento de uma visão de conjunto das problemáticas inerentes à exploração, seleção, (re)utilização de recursos pedagógicos digitais.
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (147h) é distribuída da seguinte forma: análise e reflexão crítica de documentos diversificados e referenciais no âmbito das competências digitais e da construção e avaliação de RED (37h); exploração de ferramentas digitais (30h); construção colaborativa de RED (40h); preparação dos trabalhos a realizar/apresentar nas sessões presenciais (20h); pesquisa e seleção de informação (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Castro, C. (2014). A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas

dos professores e perspetivas dos especialistas.Tese de Doutoramento. Universidade Católica

Portuguesa. Disponível em https://goo.gl/X2ViGj

Costa, T. (2012). O uso de recursos educativos abertos (rea) como recursos didáticos: benefícios para

alunos e professores. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.26/4623

Melo, D. (2017) A Integração de recursos educativos digitais no ensino da gramática. Disponível em

http://hdl.handle.net/20.500.11960/1790

Ramos, J., Duarte,V., Carvalho, J., Ferreira, F. e Maio,V. (2011) Modelos e práticas de avaliação de recursos

educativos digitais. Disponível em https://goo.gl/38Hx71

Silva, H.; Costa, F. (2015). Recursos educativos digitais no futuro: perspectivas de professores,

educadores e especialistas. Atas do XII EDUCERE. Disponível em https://goo.gl/nZPQCv

Observações (Esta área destina-se ao período transitório e de exceção de resposta à pandemia da COVID19)

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.