• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > MRDE006

Integração Curricular das TIC

Código: MRDE006    Sigla: ICTIC
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2935
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 20 Despacho n.º 6237/2018 7 42 189

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Ensino Teórico-Prático: 38,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,80
Cristina Maria Junceiro Novo   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Junceiro Novo Responsável
Ana Loureiro Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Reconhecer aspetos fundamentais da teoria, organização e desenvolvimento do currículo. O2. Estabelecer relações entre várias aceções do conceito de currículo e suas implicações na prática, em diferentes contextos educativos e a nível da integração curricular das tecnologias digitais. O2. Analisar documentos orientadores e competências a desenvolver nos alunos com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O3. Refletir criticamente sobre modos e modalidades de integração das TIC em todos os níveis de educação e de ensino numa perspetiva de melhoria da ação profissional. O4. Analisar ferramentas digitais de informação e comunicação e compreender o seu potencial pedagógico para utilização em contexto curricular. O5. Reconhecer a importância da formação contínua ao longo da vida no domínio da tecnologia educativa. O6. Planear, implementar a avaliar práticas educativas que integrem a estratégias com recursos digitais.

Conteúdos programáticos

1. O desenvolvimento curricular em ambientes ¿inovadores¿ de aprendizagem 1.1. Políticas e estratégias internacionais e nacionais 1.2. Perspetivas atuais das orientações curriculares 1.3. Gestão curricular e o trabalho do professor 1.4. Competências digitais e literacia digital 2. Metodologias e abordagens pedagógicas com recursos pedagógicos digitais 2.1. Modelos e estratégias pedagógicas de utilização de recursos digitais 2.2. Mudança das práticas pedagógicas através das TIC 2.3. Desenvolvimento de estratégias de ensino interdisciplinar por meio das TIC 2.4. Potencialidades pedagógicas dos recursos digitais em contexto educativo 2.5. Princípios fundamentais da avaliação 2.6. Instrumentos de avaliação com recurso às TIC 3. Práticas educativas com recursos digitais 3.1. Análise de projetos e práticas educativas com utilização de recursos digitais 3.2. Planeamento, implementação e avaliação de projetos educacionais com recurso às TIC 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se a partir do conhecimento dos fundamentos do desenvolvimento curricular proporcionar uma análise critica sobre diversas metodologias e abordagens pedagógicas com recursos digitais, como base para a sua utilização integradora em contextos educativos. Pretende-se que os formandos e formandas sejam capazes de planear, implementar e avaliar projetos educacionais com recurso às TIC, de forma interdisciplinar em diferentes níveis de ensino, de acordo com a especificidade de cada contexto. Serão considerados todos os documentos orientadores atualmente em vigor, assim como relatórios e estudos nacionais e internacionais, de acordo com os objetivos e conteúdos previstos. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O contexto de formação, individual e em grupo, presencial e EaD, estimula dinâmicas de pesquisa e reflexão, envolvendo: a) análise de investigação; b) resolução de problemas centrados em situações concretas e discussão do papel do professor na adoção de práticas pedagógicas com RED; c) análise de estudos de caso de IC das TIC. As horas a distância envolvem especificamente: análise e discussão de práticas de IC das TIC, com participação em fóruns de discussão (via plataforma LMS); realização de trabalhos de grupo, usando ferramentas colaborativas, a apresentar presencialmente. Avaliação por frequência: Participação nos trabalhos (40%) ¿ componente de avaliação individual. Proj para a IC das TIC em contexto educativo a apresentar em sessão presencial (60%) ¿ componente de avaliação individual ou em grupo dependendo da natureza do projeto e acordo prévio. Avaliação por exame: prova teórica (50%). Projeto para a IC das TIC em contexto educativo a apresentar no exame (50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino a desenvolver pretendem promover uma articulação entre a teoria e a prática, promovendo a capacidade de análise das formandas e formandos relativamente aos diferentes conteúdos programáticos, abordados através de leituras, resolução de problemas, estudos de caso. Procura-se que cada formando/formanda seja capaz de trabalhar individualmente e em grupo, a nível presencial e à distância, de forma a conseguir desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a integração curricular das TIC, assim como a capacidade de analisar, planear, intervir e avaliar a integração curricular das TIC, de forma interdisciplinar, em diferentes níveis de ensino, considerando a especificidade de cada contexto educativo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Será incluída nos recursos base ou adicionais da UC.

Observações (Esta área destina-se ao período transitório e de exceção de resposta à pandemia da COVID19)

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.