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Metodologias de Investigação

Código: MRDE007    Sigla: MI
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2942
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 19 Despacho n.º 6237/2018 8 48 216

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Ensino Teórico-Prático: 36,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico-Prático: 3,30

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,30
Ana Loureiro   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Loureiro Responsável
Ana Loureiro Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Maria Teresa de Almeida Maia e Carmo Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Conhecer as principais características da investigação científica.
OA2. Compreender e articular as etapas do procedimento científico.
OA3. Conhecer os métodos e técnicas de investigação em Ciências Sociais.
OA4. Identificar as principais potencialidades e limitações das técnicas de investigação em diferentes
contextos.
OA5. Utilizar criticamente as diferentes técnicas, tendo em vista os objetivos de pesquisa.
OA6. Conceber um projecto de investigação metodologicamente adequado.
OA7. Apresentar os resultados de um projeto de investigação.

Conteúdos programáticos

Perspetivas da pesquisa científica
A investigação e a análise de fenómenos sociais
As etapas do procedimento científico
Métodos e técnicas de pesquisa: paradigmas, estratégias e desenhos de investigação
Planos de investigação: das questões de investigação ao desenho da investigação
O acesso ao campo: questões, estratégias e procedimentos
Amostragem
Principais métodos e técnicas de recolha de dados quantitativos
Inquéritos por questionário nas suas diferentes modalidades
Análise quantitativa de dados
Introdução à análise quantitativa de dados com recurso a sw
Principais Métodos e técnicas qualitativas de pesquisa social
Entrevistas e Focus Groups
Abordagem narrativa/biográfica
Observação e abordagem etnográfica
Pesquisa documental
Investigação-ação
Análise qualitativa de dados: codificação teórica, codificação temática e análise do discurso
Introdução à análise qualitativa de dados com recurso a sw
Relatório de investigação e artigos científicos: orientações gerais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de Metodologias de Investigação pretende oferecer aos estudantes um espaço de contacto com as
perspetivas da pesquisa científica e o método científico. Pretende-se atingir este objetivo através da
tomada de conhecimento, por um lado, dos referenciais teóricos da metodologia da investigação científica
e, por outro, da aplicação do método e das técnicas de investigação à pesquisa social. Os conteúdos
programáticos incidem, num primeiro momento, na exposição das perspetivas da pesquisa social
científica, teoria social e pesquisa social e princípios fundamentais do procedimento científico e, num
segundo momento, no contacto e treino das técnicas de pesquisa mais usadas em ciências sociais. Esta
abordagem deverá possibilitar aos estudantes conhecer, compreender, identificar e usar criticamente
diferentes opções técnico-metodológicas, em diferentes contextos de atuação, constituindo isso o
objetivo desta UC.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A concretização dos objetivos desta unidade curricular é feita através de aulas teórico-práticas, orientação
tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos.
Serão considerados em avaliação contínua os alunos que, no âmbito da UC, realizem:
- um trabalho individual (projecto de investigação) (60%).
- um trabalho individual (apresentação oral) (30%).
- presença e participação nas aulas (10%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular Metodologias de Investigação pretende proporcionar um suporte de formação que procura articular a reflexão teórica com a concretização de exercícios práticos. Isto é feito através de uma abordagem introdutória aos princípios mais importantes do procedimento científico, às etapas da sua aplicação prática e aos principais métodos e técnicas de investigação.
Os estudantes serão confrontados ao longo das sessões desta unidade curricular com investigações e respetivos planos metodológicos, realizados em diferentes contextos, tendo em vista a identificação e análise das opções tomadas no domínio da definição da problemática, construção do modelo de análise, hipóteses ou questões de investigação, decisões sobre métodos e técnicas de investigação, tratamento da informação, apresentação do relatório de investigação e divulgação pública dos resultados. Adicionalmente, os estudantes serão levados a desenvolver um projeto de investigação, aplicando nesse exercício todos os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. Por se considerar que os conhecimentos e competências investigativas devem ser avaliadas individualmente, são valorizados nesta UC os produtos individuais de cada estudante, sendo isso conseguido através da maior valorização desses produtos na ponderação da média final.
Em termos de organização das sessões letivas, a concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se
através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial, e através do trabalho pessoal dos alunos.
O trabalho pessoal dos alunos consiste num conjunto de atividades que incluem:
a) a participação nas aulas;
b) a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar;
c) a realização de trabalhos teórico-práticos sugeridos pelo docente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de
Coimbra.
Azevedo, C. A. M.; Azevedo, A. G., (1996). Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração
de trabalhos académicos. Ed. Autor. Porto.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). A Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.
Coutinho, C.P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas ¿ Teoria e Prática.
Coimbra: Almedina
Deshaies, B. (1998). Metodologia da investigação em Ciências Humanas. Lisboa: Instituto Piaget.
Sousa, M.J. & Batista, C.S. (2012). Como Fazer Investigação, Teses e Relatórios, segundo Bolonha. Lisboa:
Pactor.
Swetnam, D. (1998). Writing Your Dissertation ¿ How to Plan. Prepare and Present your Work
Successfully. Oxford: How To Books.
Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013) Reviewing qualitative research in the social sciences.
New York: Routledge.