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Seminário de Orientação

Código: MRDE010    Sigla: SO
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/21 - A

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2788
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 11 Despacho n.º 6237/2018 12 72 324

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE2

Seminários: 50,25

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,46

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,46
Ana Loureiro   1,00
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,17
Cristina Maria Junceiro Novo   0,34
Inês Teixeira de Sousa Messias   0,26
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   0,17
Maria Joao Cardona Correia Antunes   0,09
Neusa Cristina Vicente Branco   0,09
Raquel Filipa Marques dos Santos   0,17
Susana Isabel Gueifao Colaço   0,17

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Loureiro Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Teresa de Almeida Maia e Carmo Coordenação Científica
Ana Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Conceber, planear, implementar e descrever uma investigação, com base na estrutura de uma dissertação ou projeto; 

OA2 - Refletir criticamente sobre os elementos implicados na análise e interpretação dos dados recolhidos; 
OA3 - Compreender as principais questões de natureza ética que se colocam à investigação em educação e definir linhas de atuação que as tenham em conta; 
OA4 - Compreender e utilizar com critério as principais formas adequadas de relato dos resultados obtidos num estudo ou projeto de investigação tanto para a comunidade científica e para outros públicos; 
OA5 - Selecionar e utilizar formas adequadas de apresentação e discussão pública de projetos de investigação desenvolvidos tanto para a comunidade científica como para outros públicos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos serão materializados na redação do documento da dissertação ou trabalho de projeto. 

C1 - Concretização das diversas fases de elaboração de uma dissertação ou projeto. 
C2 - Revisão da literatura: relação entre a(s) temática(s) em análise, com respetiva identificação de teorias e autores de referência. 
C3 - Análise de dados qualitativos e/ou quantitativos recolhidos com especial atenção às evidências produzidas na relação com a problemática escolhida e o tipo de estudo. Questões de validade interna, externa, conceptual, fidedignidade e generalização. 
C4 - Ética da investigação em educação. Proteção dos participantes e instituições envolvidas. Integridade e responsabilidade para com a comunidade científica e outras instituições. 
C5 - Representação e relato de um trabalho de natureza investigativa. Trabalhos académicos, artigos científicos e outras formas de divulgação de resultados. Disseminação do conhecimento junto de públicos profissionais e da sociedade em geral.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular de Seminário de Investigação pretende constituir-se como um espaço de contacto com diferentes metodologias de investigação e como um espaço de reflexão e ação que promova o desenvolvimento da dissertação ou trabalho de projeto.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A avaliação das aprendizagens é realizada de forma sistemática através do desenvolvimento de atividades (individuais e em grupo) e pelo cumprimento da entrega de produtos intermédios solicitados (a desenvolver individualmente). Estes produtos incidem sobre o desenvolvimento de capítulos integrantes da dissertação ou projeto a submeter a provas públicas no final da UC de Seminário de Orientação. Todos os elementos de avaliação serão submetidos através da plataforma online de suporte à unidade curricular, nos espaços especificamente designados para o efeito.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular decorre no 2º ano do curso de Mestrado funcionando especificamente no 3º e 4º semestres para apoio à realização do projeto ou dissertação. O acompanhamento da dissertação/projeto é feito em sessões online, realizadas quinzenalmente, intercalando-se sessões em grupo com sessões de orientação individuais a agendar com o respetivo professor-orientador. O professor orientador é o responsável pela supervisão científica da dissertação do aluno e o mesmo é definido em articulação entre o estudante e a coordenação do curso. A metodologia de trabalho incide sobre atividades de: 

M1 - Leitura orientada e análise de textos quer temáticos (na área da dissertação ou projeto) quer sobre métodos e processos de investigação, de acordo com as problemáticas selecionadas pelos estudantes; 
M2 - Análise crítica de artigos de investigação relacionados com as temáticas em causa com vista à: i) elaboração do quadro teórico da dissertação ou projeto; ii) organização, apresentação e discussão de resultados; 
M3 - Trabalho em pequenos grupos quando as temáticas assim o justificarem; 
M4 - Apresentação do trabalho em desenvolvimento, por cada mestrando ao grupo-turma, de acordo com as fases específicas definidas para a elaboração da dissertação ou projeto. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Alarcão, I. (2001). Professor-investigador: Que sentido? Que formação? Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/sd/textos/alarcao01.pdf 
  • Bogdan, R.; Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora. 
  • Carmo, H.; Ferreira, M. (2015). Metodologia da Investigação. Lisboa: Universidade Aberta. 
  • Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2011). Research methods in education. NY: Routledge. 
  • Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina. 
  • Coutinho, C. (2006). Aspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal (1985-2000). Disponível em http://hdl.handle.net/1822/6497 
  • Denzin, N.; Lincoln, Y. (1994). Handbook of Qualitative Research. London: Sage Publications. 
  • Freixo, M. (2013). Metodologia Científica. Instituto Piaget. 
  • Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. LIDEL. 
  • Tuckman, B. (2000). Manual de investigação em educação. Fundação Calouste Gulbenkian