Você está em: Início > Cursos > Comenius Association International Week

Comenius Association International Week

ESES, 22 to april 26

A Escola Superior de Educação de Santarém  (ESES) organiza, de 22 a 26 de abril, uma Semana Internacional,  que é uma iniciativa europeia da Associação Comenius, e que conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, do Instituto Português do Desporto e Juventude, Centro de Juventude de Lisboa e do Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santarém. Os objetivos gerais desta semana são dar a oportunidade aos estudantes  e professores de contactarem uma realidade sociocultural diferente, tomarem conhecimento de outro sistema educativo e discutirem um tema que seja de interesse à sua formação, enquanto cidadãos europeus.  Esta semana conta com a participação de 14 estudantes e 6 professores estrangeiros, procedentes de instituições parceiras de ensino superior, que frequentam cursos de formação de educadores e/ou de professores,  procedentes da Alemanha, Áustria, Bélgica (flamenga e francófona), Espanha e Reino Unido. Participam, também, 5 estudantes da ESES, da licenciatura em Educação Social.

O tema desta semana internacional é "Liberdade e Cidadania Europeia", havendo um enfoque muito específico quanto às questões da interculturalidade, no quadro da cidadania europeia e ao papel dos media quer na construção da cidadania europeia quer na consolidação da democracia.  Os estudantes participam em várias atividades, nomeadamente ateliês, debates, trabalhos em grupos internacionais, uma visita ao centro histórico, uma visita a Lisboa, para além de visitas a escolas do Agrupamento Alexandre Herculano.

***

The Santarém School of Education (ESES) organizes an International Week, from 22 to 26 April, which is a European initiative of the Comenius Association, with the collaboration of the Polytechnic Institute of Santarém, the Alexandre Herculano School Group , the Portuguese Institute of Sport and Youth, the Lisbon Youth Center and the Santarém City Council Tourism Service. The general objectives of this week are to give students and teachers the opportunity to contact a different socio-cultural reality, to learn about another educational system and to discuss a subject that is of interest to them as European citizens. This week, 14 students and 6 foreign teachers from higher education institutions attending training courses for educators and / or teachers from Germany, Austria, Belgium (Flemish and Francophone), Spain and UK. There are also 5 ESES students from the degree in Social Education.

The theme of this international week is "European Freedom and Citizenship", with a very specific focus on issues of interculturality within the framework of European citizenship and the role of the media in building European citizenship and consolidating democracy. Students participate in various activities, such as workshops, debates, work in international groups, a visit to the historical center, a visit to Lisbon, and visits to schools of the Alexandre Herculano Group.

Program