• EN
Você está em: Início > Cursos > Boas práticas no domínio da empregabilidade jovem | 22 de janeiro de 2020 | 18:30 | Active Education Space

Boas práticas no domínio da empregabilidade jovem | 22 de janeiro de 2020 | 18:30 | Active Education Space

Tatiana Jesus Ferreira, OPJ/ICS-ULisboa | ESES


No âmbito da UC de Seminário Interdisciplinar em Educação Social, do 1º ano do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária está em curso um ciclo de seminários temáticos, com recurso a especialistas de diversas áreas, com vista a promover o contacto com a investigação produzida em Portugal sobre temáticas no domínio da Educação Social e Intervenção Comunitária. Os seminários são abertos à comunidade e a entrada é livre.

Próximo Seminário:
"Boas práticas no domínio da empregabilidade jovem" | 22 de janeiro de 2020 | 18:30 | Active Education Space

Resumo

A crise económica e financeira pós 2008 conduziu a um aumento dos níveis de desemprego, sobretudo entre os mais jovens, colocando a empregabilidade jovem na agenda política a nível europeu e nacional. Neste contexto, o desemprego jovem foi reconhecido como um problema social que rapidamente se tornou num problema político, desencadeando uma intervenção prioritária das políticas públicas. Contudo, a maioria dos programas públicos para o emprego jovem não têm em conta as realidades dinâmicas e plurais dos jovens, nem as suas experiências e expectativas. Com base nos dados recolhidos num projeto de investigação-ação sobre boas práticas de organizações em iniciativas para dar resposta a jovens em condição NEEF, desenvolvido pelo Observatório Permanente da Juventude do ICS-ULisboa e financiado pelo IEFP, I.P., iremos apresentar e discutir um conjunto de respostas alternativas e multidimensionais de promoção da empregabilidade jovem.


Nota Biográfica

Tatiana Ferreira é socióloga e Mestre em sociologia pelo ISCTE-IUL. Desde 2008 tem colaborado em diversos projetos de investigação na área da mobilidade e famílias transnacionais, no âmbito da rede internacional Transnational Lives, Mobility and Gender. Em 2015 começou a colaborar com o OPJ/ICS-ULisboa, no qual tem participado em diversos projetos de investigação sobre políticas públicas de Juventude em Portugal, a nível nacional e local, e na Europa, das quais se destacam - Youth Wiki-Plataforma online da Comissão Europeia sobre Juventude e Make the future¿today! Accelerate Youth Guarantee implementation in Portugal. Os seus atuais interesses de investigação na área da juventude, são as formas de transição para a vida adulta, educação, empregabilidade, mercado de trabalho e políticas públicas, temáticas a partir das quais se encontra a desenvolver o seu projeto de doutoramento. É assessora de coordenação do OPJ/ICS-ULisboa e Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.