Você está em: Início > Cursos > ESES contribui para a linha da frente no combate à pandemia: entregues hoje mais 300 viseiras a diversas entidades da região

Covid 19

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES) em articulação com o grupo «Makers» da região, entrega hoje mais 300 viseiras de proteção aos profissionais de saúde do Hospital Distrital de Santarém (HDS), Bombeiros Voluntários de Alcoentre, Alenquer, Almeirim e Cartaxo, e dos Centros de Saúde do Cartaxo e Pontével.

A ideia partiu do movimento «Makers Portugal» (https://www.facebook.com/groups/MovimentoMakerPortugal) , que elaborou um protótipo de viseira e o difundiu pela sua comunidade, da qual a equipa do FabLab (Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida) ESES faz parte. Rapidamente se conceberam dois modelos, que foram levados ao HDS para testes. Foi escolhido o modelo mais adequado ao trabalho dos profissionais de saúde e foram produzidos durante o fim de semana 100 exemplares, que já foram distribuídos neste Hospital.

Trata-se de um projeto que envolve também a Escola Superior de Gestão e Tecnologias (ESGT), a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Cenfim, que disponibilizaram as suas máquinas de impressão para a produção destes equipamentos.

Em conjunto, estas entidades estimam assegurar a produção de cerca de 200 viseiras por dia, que entregarão nas entidades da região que mais necessidade tiverem da sua utilização, estando já em produção unidades para entrega na PSP de Santarém.

A ESES associa-se assim ao conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo IPSantarém no contexto da presente pandemia (https://bit.ly/2UrOm4w), sendo os responsáveis a contactar para este efeito José Maurício Dias e João Domingos (jose.mauricio@ciips.ipsantarem.pt; joao.domingos@ese.ipsantarem.pt).