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Estudantes

Serviços Académicos

Requerimentos | Declarações | Fichas de Candidatura
Candidaturas a frequência de unidades isoladas dos cursos em funcionamento na ESES
Candidaturas a Bolsas de Estudo
Consulte aqui o Calendário Escolar para verificar o período de exames do curso que frequenta.

Os estudantes reprovados em unidades curriculares são automaticamente inscritos para realizarem exames.

A inscrição para exames de melhoria de nota é obrigatória sendo efetuada no portal Sigarra até 24h antes da data do exame.
Se não conseguir efetuar a Inscrição Online deverá contactar os Serviços Académicos:
- Licenciaturas e TeSP: sa@ese.ipsantarem.pt
- Mestrados e Pós-graduações: pgm@ese.ipsantarem.pt).
O emolumento previsto por inscrição em cada UC, para efeitos de melhoria de nota, é no valor de 10€.
Os estudantes bolseiros beneficiam de uma redução de 50% nas inscrições para exame.

Procedimento de inscrição/realização dos exames:
- Aceda à sua área pessoal no portal académico Sigarra, validando o acesso como aluno;
- Aceda à sua ficha de aluno;
- Clique na opção "Inscrições em exames" (menu do lado direito);
- Clique no separador "Pedido de Melhorias";
- Finalize clicando em "seguinte".

Consulte aqui o Calendário Escolar para verificar o período de exames do curso que frequenta.

A inscrição em exames da época de recurso/melhoria (UC do 1.º e 2.º semestres) é obrigatória.

Período de inscrições em exames de recurso/melhoria: após o lançamento das classificações no Sigarra até 24h antes da data do exame.

Estudantes com dívidas de propinas
Devem contactar os Serviços Académicos antes de fazerem a inscrição.

Contactos
Licenciaturas e TePS: sa@ese.ipsantarem.pt
Mestrados e Pós-graduações: pgm@ese.ipsantarem.pt

Procedimento de inscrição/realização dos exames:
- Aceda à sua área pessoal no portal académico Sigarra, validando o acesso como aluno;
- Aceda à sua ficha de aluno;
- Clique na opção "Inscrições em exames" (menu do lado direito);
- Clique no separador "Pedido Fazer" - inscrições de exame;
- Clique no separador "Pedido de Melhorias" - inscrições de exame;
- Finalize clicando em "seguinte".


A inscrição em exames da época especial é obrigatória.

O emolumento previsto por inscrição em cada UC é no valor de 10€. Os estudantes bolseiros beneficiam de uma redução de 50% nas inscrições para exame.

Período de inscrições: 23 de agosto a 02 de setembro de 2021

Período de realização de exames
Todos os cursos (Licenciaturas; TeSP; Mestrados) / todos os anos (Despacho N.º 160/2021, de 23 de junho) com exceção da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza

06 a 10 de setembro de 2021

Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza
20 de setembro a 02 de outubro de 2021


Estudantes com dívidas de propinas devem contactar os Serviços Académicos antes de fazerem a inscrição

Procedimento de inscrição/realização dos exames:
- Aceda à sua área pessoal no portal académico Sigarra, validando o acesso como aluno;
- Aceda à sua ficha de aluno;
- Clique na opção "Inscrições em exames" (menu do lado direito);
- Clique no separador "Pedido Fazer" - inscrições de exame;
- Clique no separador "Pedido de Melhorias" - inscrições de exame;
- Finalize clicando em "seguinte"


Licenciaturas: transitam para o ano curricular seguinte os/as estudantes que tenham tido aprovação em, pelo menos, 60% dos créditos do conjunto de ambos os semestres, sem prejuízo para as precedências previstas - consultar Despacho n.º 7124/2017, de 14 de agosto.

Mestrados: transitam para o 2.º ano curricular os/as estudantes que tenham tido aprovação em, pelo menos, 42 ECTS - consultar Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho.

Cursos TeSP: transitam para o 2.º ano curricular os/as estudantes que não tiverem mais de 30 ECTS em atraso - consultar Despacho 7834/2017, de 5 de setembro.

Período de renovação de inscrição[com exceção da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (LEATN)]: 20 a 24 de setembro de 2021

Período de renovação de inscrição da LEATN: 06 a 08 de outubro de 2021

Procedimentos online
Validação no portal Sigarra > clicar no símbolo "casa" > no menu do lado direito em opções clicar em "Renovação de Inscrição"

Unidades curriculares optativas - Sujeitas a limites e reserva-se o direito aos Serviços Académicos de proceder a eventuais alterações tendo como critério a ordem da renovação da inscrição.

Estudantes com dívidas de propinas devem fazer a inscrição quando a sua situação estiver regularizada.

Inscrição unicamente na Unidade curricular correspondente a Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto (2ª inscrição ou seguintes)

Os/as estudantes que não entregarem a Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto nas datas previstas devem requerer a reinscrição, nos termos do ponto 3 do Artigo 21.º do Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho.

- Inscrição unicamente na Unidade curricular correspondente a Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto (2.ª inscrição ou seguintes) através de Requerimento próprio.

Procedimento via email
Solicitação ao Apoio a pós-graduações e mestrados
Contacto: pgm@ese.ipsantarem.pt

Os/as estudantes que tiverem dúvidas quanto à data limite devem enviar email para o serviço de Apoio a pós-graduações e mestrados.

Mestrados | Data limite de entrega Dissertação/Relatório de Estágio/Trabalho de Projeto Período de solicitação de reinscrição para o ano letivo 2021/2022
Estudantes inscritos/as em 2020/2021 com data limite 02 de outubro de 2021 06 a 08 de outubro de 2021
Estudantes inscritos/as em 2020/2021 com data limite 31 de dezembro de 2021 03 a 07 de janeiro de 2022
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Bem Vindo(a) ao IPSantarém/Escola Superior de Educação

Concursos Via Escola | Candidaturas Locais

A matrícula é realizada online de --.

- Manual de procedimentos

- Regulamento do Pagamento de Propinas do IPSantarem

Documentos a entregar para email: matriculas@ese.ipsantarem.pt
- Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte - Declaração de Consentimento;
- Declaração sob compromisso de honra - aplicável apenas a candidatos a Bolsa de Estudo que pretendam prorrogar o pagamento da 1ª prestação.


Concurso Nacional de Acesso | Candidaturas via DGES

Calendário | Horário

A matrícula é realizada online, de acordo com o seguinte calendário e horário:


Documentação Necessária | Matrícula/Inscrição


Para mais informação aceda - DGES | Informação geral - Concurso nacional de acesso


HelpDesk:

Telefone: 243 309185/86/87/88 (atendimento das 10.00h às 12.00h e das 14.00h às 16.00h)
Correio eletrónico: matriculas@ese.ipsantarem.pt



Calendário - ano letivo 2021/2022
Candidatura: 1.ª fase - 09 de agosto a 17 de setembro de 2021
Afixação da Lista Provisória: --
Apresentação de reclamações: --
Decisão sobre as reclamações: --
Afixação da Lista Final: --
Matrícula e inscrição: --

VAGAS -

Cursos

Vagas
Concursos Especiais
Mudança par Instituição/Curso
Cursos de Dupla Certificação
Nome do Curso
Vagas
para o
regime geral
CNAES
Estudantes
aprovados nas provas para
maiores de 23
anos
CET
TeSP
Titulares de
outros cursos
superiores
Mudança de
curso para o
1.º ano
curricular
Secundário e Cursos Artísticos Especializados
Educação Social
43*
4
0
7
1
1
5
Educação Básica
45*
3
0
7
1
1
5
Educação Ambiental e Turismo da Natureza
30*
2
0
4
1
1
5
Produção Multimédia em Educação
27*
2
0
3
0
0
4
(*a confirmar)

Nota:
Às vagas indicadas para os concursos especiais e para os regimes de mudança par instituição/curso podem acrescer:
a) As vagas sobrantes do regime geral da 2.ª fase que não sejam colocadas a concurso na 3.ª fase do CNAES
b) As vagas que resultem do alargamento autorizado pelo Diretor-Geral do Ensino Superior

REINGRESSO
a) Tenha estado matriculado e inscrito nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido.
b) Não tenha estado inscrito nesse par instituição/curso no ano letivo anterior àquele em que pretende reingressar.

CONCURSO ESPECIAL para titulares de CURSO DE DUPLA CERTIFICAÇÃO de Nível Secundário e Cursos Artísticos - Mais informações aqui!

- O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas de vagas.
Os estudantes que tenham estado matriculados nos cursos de APM e ECM e não tenham concluído, podem pedir Mudança Par Instituição/Curso para a licenciatura Produção Multimédia em Educação, caso a prova de ingresso tenha sido uma das seguintes: 09 Geografia ou 11 História ou 18 Português


Para mais informação - Concursos Especiais - IPSantarém.

Calendário Escolar
Fixação do valor das propinas 2021/2022
Tabela de Emolumentos do IPSantarém
Legislação Estudantes
SAS | Serviços de Acção Social
GIPE | Gabinete de Intervenção em Psicologia & Educação
Mobilidade na ESES
Provedor do Estudante
Seguro Escolar
Planta da ESE
Mega Cartão Jovem | Caixa IU
Alimentação | Ementas
Uso do e-mail Institucional da ESE
HelpDesk - apoio técnico dos recursos informáticos
CTEC-requisições

Contactos

Serviços Académicos:
Telefone: +351 243 309 180 (extensão 04178)
Fax: +351 243 309 187/ +351 243 309 189
email:
Licenciaturas e TeSP: sa@ese.ipsantarem.pt
Mestrados e Pós-graduações: pgm@ese.ipsantarem.pt

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