A inscrição em exames da época de normal/melhoria (para aprovação ou para melhoria de nota) é obrigatória.
A inscrição é efetuada online no portal Sigarra até 24h antes da data do exame e no "Período de inscrições/Exames Época Normal" correspondente ao curso e ano curricular que frequenta. Consulte aqui o Calendário Escolar para verificar os períodos de inscrição e de realização de exames.
Procedimento de inscrição para realização de exames:
- Aceda ao portal académico Sigarra, com as credenciais de estudante;
- Clique no ícone "casa";
- No menu do lado direito, clique na opção "Inscrições em exames";
- Para efetuar exame para aprovação de disciplina, clique no separador "Pedir fazer";
- Para efetuar exame de melhoria de nota de disciplina, clique no separador "Pedido de Melhorias";
- Finalize clicando em "seguinte".
Para efeitos de melhoria de nota, o emolumento previsto por inscrição em cada disciplina é no valor de 10€.
Os/as estudantes bolseiros/as beneficiam de uma redução de 50% nas inscrições para exame.
Se não conseguir efetuar a inscrição online deverá contactar os Serviços Académicos: Licenciaturas e TeSP: sa@ese.ipsantarem.pt Mestrados e Pós-graduações: pgm@ese.ipsantarem.pt
A Licenciatura Educação Ambiental e Turismo de Natureza -1º ano - 1ºsemestre
A inscrição para exames (recurso e/ou melhoria) é obrigatória sendo efetuada no portal Sigarra até 24h antes da data do exame.
O emolumento previsto por inscrição em cada disciplina é no valor de 10€.
Os/as estudantes bolseiros/as beneficiam de uma redução de 50% nas inscrições para exame.
Procedimento de inscrição/realização dos exames:
- Aceda ao portal académico Sigarra, com as credenciais de estudante;
- Clique no ícone "casa";
- No menu do lado direito, clique na opção "Inscrições em exames";
- Para efetuar exame para aprovação de disciplina, clique no separador "Pedir fazer";
- Para efetuar exame de melhoria de nota de disciplina, clique no separador "Pedido de Melhorias";
- Finalize clicando em "seguinte".
Se não conseguir efetuar a Inscrição Online deverá contactar os Serviços Académicos:
Licenciaturas e TePS: sa@ese.ipsantarem.pt
A inscrição em exames da época especial é obrigatória.
O emolumento previsto por inscrição em cada UC é no valor de 10€. Os estudantes bolseiros beneficiam de uma redução de 50% nas inscrições para exame.
Estudantes com dívidas de propinas devem contactar os Serviços Académicos antes de fazerem a inscrição
Procedimento de inscrição/realização dos exames:
- Aceda à sua área pessoal no portal académico Sigarra, validando o acesso como aluno;
- Aceda à sua ficha de aluno;
- Clique na opção "Inscrições em exames" (menu do lado direito);
- Clique no separador "Pedido Fazer" - inscrições de exame;
- Clique no separador "Pedido de Melhorias" - inscrições de exame;
- Finalize clicando em "seguinte"
Licenciaturas: transitam para o ano curricular seguinte os/as estudantes que tenham tido aprovação em, pelo menos, 60% dos créditos do conjunto de ambos os semestres, sem prejuízo para as precedências previstas - consultar Despacho n.º 7124/2017, de 14 de agosto.
Mestrados: transitam para o 2.º ano curricular os/as estudantes que tenham tido aprovação em, pelo menos, 42 ECTS - consultar Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho.
Cursos TeSP: transitam para o 2.º ano curricular os/as estudantes que não tiverem mais de 30 ECTS em atraso - consultar Despacho 7834/2017, de 5 de setembro.
Período de renovação de inscrição[com exceção da Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo da Natureza (LEATN)]: --
Período de renovação de inscrição da LEATN: --
Procedimentos online
Validação no portal Sigarra > clicar no símbolo "casa" > no menu do lado direito em opções clicar em "Renovação de Inscrição"
Unidades curriculares optativas - Sujeitas a limites e reserva-se o direito aos Serviços Académicos de proceder a eventuais alterações tendo como critério a ordem da renovação da inscrição.
Estudantes com dívidas de propinas devem fazer a inscrição quando a sua situação estiver regularizada.
Inscrição unicamente na Unidade curricular correspondente a Dissertação ou Relatório de Estágio ou Trabalho de Projeto (2ª inscrição ou seguintes)
Documentos a entregar para email: matriculas@ese.ipsantarem.pt
- Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte -
Declaração de Consentimento;
- Declaração sob compromisso de honra - aplicável apenas a candidatos a Bolsa de Estudo que pretendam prorrogar o pagamento da 1ª prestação.
Concurso Nacional de Acesso | Candidaturas via DGES
Calendário | Horário
A matrícula é realizada online, de acordo com o seguinte calendário e horário: