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Projetos e cooperação com outras instituições


A NÍVEL REGIONAL/NACIONAL

A NÍVEL INTERNACIONAL



A NÍVEL REGIONAL/NACIONAL

Através da participação e iniciativa de vários dos seus docentes, a ESES tem mantido e estreitado ligações com vários parceiros na comunidade, nacionais e internacionais, o que se pode evidenciar pelo elevado número de projetos / programas, em que participa.

Centro de Competência Tic da ESE de Santarém
Tem como âmbito coadjuvar a ação da DGIDC no apoio, desenvolvimento e divulgação, junto das escolas e/ou agrupamentos, de projetos e atividades lançadas pela DGIDC, no domínio do uso educativo das TIC.
Responsável: Cristina Novo

TIC e a Sociedade. Entidade promotora: FCT.
Responsável: Maria Potes Barbas
A presente ação surge no seguimento da implementação do Projeto EmpCriança, projeto esse promovido no contexto do Plano de Educação para o Empreendedorismo - projeto nacional de promoção do empreendedorismo ME/DGIDC - em algumas escolas do Distrito de Santarém.
Responsável: Sónia Seixas
Participação num projeto coordenado pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, em colaboração com o Ministério da Educação) e financiado prelo QREN para a elaboração de guiões sobre género e cidadania de apoio aos docentes da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. Incluindo a coordenação, participaram 5 docentes da ESE.
Responsável: Maria João Cardona
FabLab ESE Santarém - Laboratório Comunicacional Hipermédia - É um laboratório de fabricação digital, que consiste num conjunto de ferramentas industriais de prototipagem rápida, como fresadoras de pequeno e grande porte, máquinas de corte a laser e de corte de vinil. Este é um conceito desenhado e pensado para a comunidade, fomentando uma educação técnica informal.
Responsável: José Maurício Dias

Trata-se de um projeto de I&DT realizados em parceria entre entidades do SCT e liderado pela Ydreams, compreendendo atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes com recurso à Realidade Aumentada.
Responsável: Maria Barbas

FormLab - ESE de Santarém (lançamento em 2012)..
Trata-se de uma estrutura organizativa não formal de investigação e desenvolvimento criada por iniciativa do Centro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES).
Responsável: Cristina Novo

Projeto "Sai da concha e investiga caracóis" integrado no projeto da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Santarém, no ano letivo de 2011-2012. Este projeto constituiu-se assim como uma das ofertas disponibilizadas pela Câmara Municipal de Santarém no seu dossier de Recursos Educativos para o ano letivo de 2011-2012. No âmbito desse projeto, foram dinamizadas sessões em Jardim de Infância e Escola do 1ºCEB.
Responsáveis: Bento Cavadas e Elisabete Linhares

Projeto Green - GREEN CAMPUS - "Desafio Eficiência Energética no Ensino Superior", da Escola Superior de Educação de Santarém. Esse projeto envolveu a redação de um relatório final com a apresentação de um conjunto de medidas técnicas e comportamentais implementadas/passíveis de serem implementadas na ESES. O projeto decorreu de 30 de novembro de 2011 a 15 de abril de 2012.
Responsável: Marisa Correia

Projeto Baby-EEL (Efective Early Learning) - Projeto promovido pela APEI - Associação e de Educadores de Infância, que visa, em colaboração com uma rede nacional de especialistas em educação dos 0 aos 3, a adaptação de um conjunto de metodologias e materiais para promoção da qualidade das creches e o desenvolvimento profissional dos educadores.
Projeto Contos & Recontos - manual de língua portuguesa do Ensino Básico. Trata-se de projeto pedagógico-didático e científico na área da língua portuguesa, que consiste na elaboração de materiais didáticos de apoio à atividade docente no ensino básico. O projeto tem como consultor científico-pedagógico o Professor Doutor Carlos Reis e foi validado cientificamente pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Projeto "Aulas Abertas na ESE", no âmbito da Unidade Curricular Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa.
Programa ESES+, na Escola Superior de Educação de Santarém.
Responsável: Isabel Piscalho.
Projeto PROCIGO - Projeto de Caracterização e Intervenção em Igualdade de Oportunidades - Para uma Intervenção Precoce na Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém.
Projeto "The double postponement: men and women coping with childbearing intentions in their late 30s and early 40s" (PTDC/CS-SOC/121148/2010), coordenado por Vanessa Cunha (ICS). Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Projeto "Homens nas margens: idade, etnicidade, orientação sexual e trabalho na construção de masculinidades não hegemónicas" (PTDC/CS-SOC/098849/2008), coordenado pela Doutora Sofia Aboim (ICS). Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Projeto "Trajetórias familiares e redes sociais: percursos de vida numa perspectiva intergeracional" (PTDC/SDE/65663/2006), coordenado pela Doutora Karin Wall (ICS). Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia. Estabelecer a articulação entre trajetórias e redes sociais é o desafio fundamental de pesquisa.
RIHMIE (Rede de Investigadores em História e Museologia da Infância e da Educação), que tem a sua sede nacional na ESE.
Responsável: Luís Vidigal
A ESES é associada do Projeto de Candidatura da Cultura Avieira a Património Cultural Imaterial Nacional e da UNESCO, em desenvolvimento em dezena e meia de escolas e agrupamentos do vale do Tejo. Formulação do projeto de candidatura a apresentar, no âmbito do QREN, à CCDR-Alentejo. O projeto, liderado pelo IPS, reúne num consórcio dezenas de instituições de pesquisa, empresariais e de desenvolvimento local, em torno da recuperação e da revitalização turística da herança cultural Avieira nos vales do Tejo e do Sado (aldeias/casas, barcos, cultura imaterial).
Projeto "Atitudes face às línguas", coordenado pela Professora Doutora Emília Pedro, no Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FCT.
O projeto "e.raízes_redes"
Iinscreve-se em reflexões orientadas para uma ação à escala global, reflexões essas que visam a análise do impacto das tecnologias da comunicação, no âmbito dos processos de uma mudança civilizacional.
PRÁTICAS PROFISSIONAIS dos PROFESSORES de MATEMÁTICA, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Programa Projetos de I&D PTDC/CPE-CED/098931/2008 e pela Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Responsáveis: Neusa Branco e Nelson Mestrinho, com a coordenação do Professor Doutor João Pedro da Ponte.

Projeto Learn-Tech - Tecnologias da Informação e da Comunicação e Aprendizagem. Entidade de Acolhimento CIES-ISCTE. Financiamento: FCT-MCTES (Ref. PTDC/CS-SOC/102690/2008). Trata-se de um projeto de investigação, contando com uma amostra de 3000 alunos de escolas portuguesas seguindo a distribuição territorial NUTS II.

Participação no Grupo de Coordenação Nacional do Projeto Ensino Básico Vocacional, responsável pela conceção e implementação de um novo currículo em 13 escolas, quatro privadas e 9 públicas, em 5 regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, num total de 270 alunos e mais de uma centenas de professores.

Projeto "Developing Statistical Literacy". Projeto apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Programa Projetos de I&D PTDC/CPE-CED/117933/2010 e pela Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Responsáveis: Susana Colaço e Raquel Santos, com coordenação da Professora Doutora Hélia Oliveira.
Participação no júri do projeto "Ruas da Lezíria" da Comunidade Inter-Municipal da Lezíria do Tejo, em maio de 2012. A CIMLT levou a cabo, durante o ano letivo 2011/2012, em conjunto com os seus Municípios associados e a Escola Superior de Educação de Santarém, o Projeto Ruas da Lezíria.

Dinamização, na Santa Casa da Misericórdia de Santarém, do Grupo de Supervisão em Intervenção psico-social e educativa, ao longo do ano, com periodicidade mensal (num total de 12 sessões), grupo de reflexão sobre as práticas, constituído por psicólogos, educadores sociais e assistentes sociais.


A NÍVEL INTERNACIONAL

E-(m)Pact E-(m)Pact. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2017.
Coordenadora local: Ana Torres
BE.SAFE BE.SAFE. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2017.
Coordenadora local: Ana Torres
DIGITAL GAMIFICIATION FOR YOUTH ENGAGEMENT DIGITAL GAMIFICIATION FOR YOUTH ENGAGEMENT.Programme: EU/Erasmus +.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém é parceira no Digital Gamificiation For Youth Engagementque é um projeto financiado pela Comissão Europeia cujoprincipal objetivo é promover o uso da gamification digital (games) como uma ferramenta inovadora para o envolvimento de jovens na democracia, na procura de emprego, na participação cívica, na sustentabilidade, na promoção da paz, na educação ambiental, na responsabilidade social e na participação ativa nas atividades juvenis. O projeto visa melhorar a compreensão de gamification digital como uma abordagem pedagógica em educação não formal e reforçar formas inovadoras de ensinar, introduzindo esta abordagem como uma ferramenta integradora e atrativa entre os jovens.
Durante o projeto realizaram-se pesquisas sobre os elementos e as ferramentas de gamification e foram utilizadas diferentes abordagens de forma a obter a informação mais relevante, resultando na criação do manual "Como obter sucesso com a gamification digital para os jovens "para a educação em organizações juvenis e que pode ser acedido no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém em http://hdl.handle.net/10400.15/2386
Ano: 2017
Coordenadora local: Ana Torres
YOUR FUTURE IN YOUR STMARTPHONE YOUR FUTURE IN YOUR STMARTPHONE. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2016.
Coordenadora local: Ana Torres
Safe Education and Internet Surfing in Computer Labs for People with Intellectual Disability Programme Safe Education and Internet Surfing in Computer Labs for People with Intellectual Disability . Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2015.
Coordenadora local: Ana Torres
Terminado
Otherness OTHERNESS. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2015.
Coordenadora local: Ana Torres
CAREER PLANNING FOR TEENAGERS CAREER PLANNING FOR TEENAGERS. Strategic Partnerships for school education. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2014.
Responsável: Ana Torres
Terminado
European Food Passport European Food Passport. Strategic Partnerships for school education. Programme: EU/Erasmus +.
Year: 2014.
Responsável: Ana Torres
Terminado
ALMA.Aproximações Luso- Marroquinas: Educação, Património, Género, História/s. Entidades promotoras: Cooperação bilateral Portugal(FCT)| Marrocos (CNRST).
Responsável: Leonor Santos
eSKILLS. Entidade promotora: PROALV.
Responsável: Ana Loureiro
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Entidade promotora:UNICEF.
Responsável: Isabel Piscalho
COST: TD 1309. Play for Children with Disabilities Responsável: Maria Potes Barbas. EU Programme.
Year: 2014.
Uptake_ICT2life-cycle - EU Programme: Erasmus + (Strategical Partnership KA2).
Year: 2014.
Projeto Life Long Learning in AppliedFields (TEMPUS).
Responsáveis: Cristina Novo (ESES) e Rosário Pinto (ESSS)
Life Long Learning in Applied Fields é um dos programas TEMPUS IV selecionado pela sexta call. Este projeto envolve 16 instituições diferentes, localizadas em 8 países, que colaboram fazendo face ao desafio e investigação nos tópicos que promovem o desenvolvimento e ensino de competências de aprendizagem ao longo da vida nos alunos.
Life Long Learning in Applied Fields (LLAF) is one of the selected TEMPUS IV Sixth Call programs that involves 16 different institutions located in 8 different countries collaborating to address the challenge of academic institutions to maintain their relevancy in the topics that they teach by developing new curriculum that has at its foundation the capacity to provide students with tools and skills for new professional developments and innovation, concentrating on communities of learners and on work within and with communities.
Página do projeto: http://tempus-llaf.sapir.ac.il/
Ano: 2013-2016.
FIT - Fascinating ICT Tools for People with Disabilities - Leonardo da Vinci.
Responsável: Ana Torres
Educação e cuidados de alta qualidade, desde de uma idade precoce, criam uma boa base para a aprendizagem ao Iongo da vida, especialmente para as crianças oriundas de meios desfavorecidos.
A equidade na educação ainda não existe plenamente para crianças de famílias pobres, famílias migrantes e/ou com baixa escolaridade.
O Projeto Europeu TODDLER - Por oportunidades para crianças desfavorecidas e com necessidades educativas especiais com menos de 3 anos (Towards Opportunities for Disadvantaged and Diverse Learners on the Early childhood Road - Educating the reflective practitioner to give toddlers a fair chance for lifelong learning).
Responsável: Maria João Cardona
Grundtvig Learning Partnerships
A missão deste projeto é juntar vários peritos de países europeus num espaço de partilha de ideias práticas na área da Aprendizagem da Língua por Adultos com recurso às TIC. O presente projeto procura tirar partido da ubiquidade das novas tecnologias para o suporte às necessidades dos alunos migrantes.
Responsável: Ana Loureiro

RIQUEB - Reforço Institucional e qualitativo do Ensino Básico - a desenvolver na República Democrática de São Tomé e Príncipe pela equipa da ESE de Santarém. Entidade promotora: Fundação Calouste Gulbenkian
Responsável: Maria João Cardona